Ciclos, fases, ritmos... palavras cúmplices do universo feminino.

Um ciclo, um círculo, um contorno, um retorno.

Nos ciclos femininos moram os pequenos (nossos) e os grandes (da origem).
Um grande ciclo é o ancestral, ligadas pelos ventres de todas as mulheres que aqui chegamos.
Nessa esfera estão mulheres sábias, selvagens, nobres, fortes, mas também mulheres reprimidas, fragilizadas, abandonadas. Com a gratidão é que honramos a face de todas essas mulheres que teceram o seu caminho, e conduziram ao nosso.

O grande ciclo, nossas origens, amparam os nossos pequenos ciclos, e mais que isso, impulsionam a Vida, o Ser.

As fases remetem à lua, às fêmeas. Fases são trechos do ciclo.
Faces diferentes de uma essência, cada fase compõe o ciclo.
Sem o pertencer ao grande ciclo nos sentimos partes, fragmentos.

Ah, os ritmos... estes dão o tom da graça, da harmonia e do próprio pulsar da vida.
Sinfonia musical, o vai e vem das ondas, a dança ou o êxtase sexual... o segredo dos belos ritmos está em suas pausas.

Seja para banhar o corpo de prazer ou manter o ritmo das marés, é a organização das pausas que norteia também nossa saúde psíquica, concedendo a percepção, o contato real, a apreciação, a atenção do ouvir, a disponibilidade, a paciência...
e o devaneio, o sonho, a inspiração.

Porque somos feitas de silêncio e som, é na pausa que concedemos espaço para que o manto azul celeste do Grande Ciclo nos cubra e abençoe-nos com os dons da energia feminina... tão serena, receptiva, cuidadosa, amorosa, criativa, doce, Presente.

Aromas, Pausa Perfumada

Os aromas dos óleos essenciais (oes) recordam, despertam, alegram, elevam a vibração, equilibram. Sentir um aroma natural é dar uma pausa, uma viagem atemporal. E com suas propriedades auxilia e muito no equilíbrio das fases do feminino.

Toda essência floral é uma fêmea. Doces, elas recordam afeto, presença, envolvimento...

Óleos essenciais são bem-vindos ao equilíbrio hormonal, evitando a retenção hídrica típica do período menstrual, no alívio das tensões, dores de cabeça de fundo hormonal e problemas psicossomáticos da menopausa como a ansiedade e a depressão.

  • Gerânio (pelargonium graveolens)* - pesquisas mencionam a eficácia do Gerânio na prevenção do câncer de útero e mamas. Um óleo protetor, que deixa os medos de lado, cicatriza os sentimentos de abandono e apazigua o coração. Aproveite para conhecer neste artigo especial.
  • Sálvia Esclaréia (salvia sclarea)* - estimula os ovários tonificando e induzindo a produção equilibrada dos hormônios, valiosa na fase da menopausa. O nome Esclaréia significa "clarus", e é símbolo também de "olho interno" - curiosamente o olho egípcio de Horus (ou olho-místico) é atríbuido à clarividência e também à glândula pineal*.

*A ciência relaciona a glândula pineal como a “formadora de ritmos”, e parte dessa informação viria da alternância de dia e noite, ou seja, claro e escuro (melatonina). A influência lunar, possivelmente através da pineal, também exerce forte magnetismo com as fases femininas. Vale lembrar que a palavra menstruação vem do latim mens, que significa tanto mês quanto lua, foi através da biologia feminina similar aos ciclos da lua, que denominou-se o tempo de um mês.

Muitos outros Óleos Essenciais contribuem para a saúde feminina, vale citar:

Limão: ação solvente, e portanto desintoxicante do organismo de forma geral.

Camomila *: ajuda a regular o ciclo menstrual e a atenuar cólicas.

Cipreste *: regula o ciclo, principalmente em casos de fluxo intenso.

Erva-doce/Funcho *: similar aos efeitos da Esclaréia, atua como estimulante dos ovários.

Vetiver: tônico do sistema reprodutor.

Rosa *: tônico uterino, alivia sintomas da TPM e cólicas menstruais.

Ylang Ylang *: equilibra os hormônios e a afetividade tonifica útero e mamas.

Como usar: ventre, mamas, glúteos, axilas, abdômen, rins, axilas devem ser massageados em movimentos circulares, diluindo os oes em óleo vegetal (OV) a 3%, ou seja 97 partes de OV + 3 partes de oe puro ou sinergia (mistura). Use preferencialmente à noite, depois do banho (os poros dilatados facilitam a penetração dos ativos). Para inalação, pingue 1 gota em um lenço, colar de aromatização pessoal, ou no Inspira

*Nota: A Sálvia Esclaréia, o Gerânio e demais óleos citados estimulam os ovários. Devem ser utilizados com cautela por quem tem mioma ou endometriose e tenha sido suspensa por medicamentos da menstruação, pois esses tendem a regularizar e estimular a menstruação. Pelos mesmos motivos deve ser evitado por gestantes e durante a amamentação.

Adquira seus óleos essenciais, sinergias, óleos de massagem e acessórios na Loja Virtual do site.